Descrição
DOC COLARES
PRODUÇÃO
3700 Garrafas (500 ml)
REGIÃO
COLARES – Sintra – Portugal
Localizada entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, a 25 km de Lisboa. É umas das mais antigas regiões demarcadas do país (1908), a mais ocidental do continente Europeu e a mais pequena região produtora de vinhos tranquilos de Portugal.
CASTAS E SOLOS
Malvasia de Colares
Casta nobre e autóctone da região, plantada em pé-franco, nos característicos solos arenosos, livres de filoxera, a menos de 1 km da Costa Atlântica e a uma média de 110 m de altitude.
CLIMA
Forte influência Atlântica, com Verões de temperaturas moderadas, ventos fortes e salgados. A presença da Serra de Sintra, a Sul, conduz à formação de nevoeiros e à manutenção de humidades relativas altas.
VITICULTURA
Sistema de condução livre, com cordões rastejantes sobre a areia. Utilização de pequenos troços de cana –pontões- para levantamento dos cachos no Verão. Protecção dos ventos com paliçadas de cana seca e muros de pedra solta.
VINIFICAÇÃO
Vindima no final de setembro. Uva imediatamente desengaçada e prensada. Ligeira maceração pelicular, no interior da prensa, durante 6
horas. O mosto resultante foi arrefecido (6ºC) e decantou estaticamente durante a noite. Fermentação em inox, durante 16 dias, com temperatura a 15-16ºC. Permaneceu em cuba com bâtonnage (12 meses). Engarrafado em junho de 2022.
NOTAS DE PROVA
Cor amarela de média intensidade. Notas cítricas e de maçã cozida. Sensação herbal (anis e mel). Corpo médio, agridoce, muito fresco e
agradável. Com o envelhecimento, o vinho perde um pouco o seu estilo fresco inicial, retendo os elementos que o tornam único. Os aromas tornam-se mais distintos com o surgimento de notas tostadas de frutos secos, iodo, cera e feno.
POTENCIAL DE GUARDA
Até 15 anos.
SUGESTÕES DE CONSUMO
Muito versátil, inclusive como aperitivo. Casa de forma muito feliz com os sabores exóticos da cozinha Tailandesa e Indiana, marisco, peixe grelhado e saladas sofisticadas. Há medida que envelhece, ganha uma nova patina, acompanhando bem pratos de peixe mais sofisticados e condimentados. Delicioso com ostras! Servir refrescado (10ºC-12ºC).
ENOLOGIA
Francisco Figueiredo
NOTAS ANALÍTICAS
Álcool: 12,0 % alc/Vol // Acidez total: 8.4 g/L // Acidez volátil: 0,57 g/L
pH: 3,24// SO2 livre/total: 26/80 mg/L // Açúcar Residual: < 1,5 g/L
Avaliações
Ainda não existem avaliações.